sexta-feira, 20 de julho de 2012

A influência das mídias e das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem


A influência das mídias e das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem

Cada vez mais a tecnologia é vista como aliada do educador em sala de aula. As novas maneiras de ensinar, aprender e desenvolver o currículo ao integrar diferentes tecnologias à prática pedagógica voltada a aprendizagem significativa do aluno, especialmente quando se trabalha com projetos, faz toda a diferença, pois com isso, o aluno, sujeito ativo da aprendizagem aprende ao fazer, levantar e testar idéias, experimentar, aplicar conhecimentos e representar o pensamento.
Cabe ao professor, criar situações que provoquem os alunos a interagir entre si, trabalhar em grupo, buscar informações, dialogar com especialistas e produzir novos conhecimentos, para isso o aluno deve ser acompanhado e monitorado por um educador especializado, que o oriente na busca de informações pela internet, que busque no campo vasto de leituras o que seja significativo para que essas informações sejam um suporte na produção do seu trabalho pessoal próprio do autor no processo.
A escola deve propiciar o desenvolvimento de aulas participativas, projetos sociais, trabalhos coletivos, sendo que sabe-se que nem tudo é possível ao mesmo tempo, mas se em cada atividade planejada o professor fizer a integração de alguma mídia com a atividade, a mudança será possível, pois as tecnologias estão presentes e a serviço da vida escolar, na qual nos educadores, devemos estar sempre atuantes, participando de formações, cursos de aperfeiçoamento para saber utilizar as diferentes mídias e tornar as aulas mais criativas e prazerosas, pois sabemos que aluno motivado aprende, constrói e se relaciona melhor na escola e na sociedade.
Como diz Ameida,


As vertiginosas soluções sócio-culturais e tecnológicas do mundo atual geram incessantes mudanças nas organizações e no pensamento humano e revelam um novo universo no cotidiano das pessoas. Isso exige independência, criatividade, autocrítica na obtenção e na seleção de informações, assim como na construção do conhecimento. (Almeida, 2000, p. 9).


A integração das mídias no desenvolvimento de projetos faz com que o uso pedagógico de cada mídia disponível no contexto da escola, favoreça ao professor criar situações em que o aluno possa integrá-las de forma criativa e adequado no decorrer do desenvolvimento dos trabalhos e o papel do professor é o de intermediar no processo de utilização eficaz das mídias.
As novas tecnologias estão presentes no dia a dia dos alunos, porém os pais devem esta atentos para que este uso seja benéfico para a construção do conhecimento de uma forma inovadora no processo de ensino e aprendizagem. Elas devem fazer parte das atividades desenvolvidas, paralelas as aulas, para auxiliar no desenvolvimento e promover a interatividade, colocando a produção intelectual e cultural ao alcance de todos, facilitando a inclusão através de meios capazes de atender individualmente a qualquer necessidade especial de aprendizagem.
Nós educadores devemos nos preparar para a mudança que a inovação tecnológica trouxe na educação, através das mídias, utilizando-as na escola da mesma forma como são utilizadas no trabalho. Mas para isso devemos provocar uma mudança de currículo e formar professores para que estejam preparados para isso.

 Artigo produzido por Marilúcia C. Pizzi para o Jornal Fato Regional.

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