Cada vez mais a
tecnologia é vista como aliada do educador em sala de aula. As novas maneiras
de ensinar, aprender e desenvolver o currículo ao integrar diferentes
tecnologias à prática pedagógica voltada a aprendizagem significativa do aluno,
especialmente quando se trabalha com projetos, faz toda a diferença, pois com
isso, o aluno, sujeito ativo da aprendizagem aprende ao fazer, levantar e
testar idéias, experimentar, aplicar conhecimentos e representar o pensamento.
Cabe ao professor,
criar situações que provoquem os alunos a interagir entre si, trabalhar em
grupo, buscar informações, dialogar com especialistas e produzir novos
conhecimentos, para isso o aluno deve ser acompanhado e monitorado por um
educador especializado, que o
oriente na busca de informações pela internet, que busque no campo vasto de
leituras o que seja significativo para que essas informações sejam um suporte
na produção do seu trabalho pessoal próprio do autor no processo.
A escola deve propiciar
o desenvolvimento de aulas participativas, projetos sociais, trabalhos
coletivos, sendo que sabe-se que nem tudo é possível ao mesmo tempo, mas se em
cada atividade planejada o professor fizer a integração de alguma mídia com a
atividade, a mudança será possível, pois as tecnologias estão presentes e a
serviço da vida escolar, na qual nos educadores, devemos estar sempre atuantes,
participando de formações, cursos de aperfeiçoamento para saber utilizar as
diferentes mídias e tornar as aulas mais criativas e prazerosas, pois sabemos
que aluno motivado aprende, constrói e se relaciona melhor na escola e na
sociedade.
Como diz Ameida,
As vertiginosas
soluções sócio-culturais e tecnológicas do mundo atual geram incessantes
mudanças nas organizações e no pensamento humano e revelam um novo universo no
cotidiano das pessoas. Isso exige independência, criatividade, autocrítica na
obtenção e na seleção de informações, assim como na construção do conhecimento.
(Almeida, 2000, p. 9).
A integração das mídias
no desenvolvimento de projetos faz com que o uso pedagógico de cada mídia
disponível no contexto da escola, favoreça ao professor criar situações em que
o aluno possa integrá-las de forma criativa e adequado no decorrer do
desenvolvimento dos trabalhos e o papel do professor é o de intermediar no processo
de utilização eficaz das mídias.
As novas tecnologias
estão presentes no dia a dia dos alunos, porém os pais devem esta atentos para
que este uso seja benéfico para a construção do conhecimento de uma forma
inovadora no processo de ensino e aprendizagem. Elas devem fazer parte das
atividades desenvolvidas, paralelas as aulas, para auxiliar no desenvolvimento
e promover a interatividade, colocando a produção intelectual e cultural ao
alcance de todos, facilitando a inclusão através de meios capazes de atender
individualmente a qualquer necessidade especial de aprendizagem.
Nós educadores devemos
nos preparar para a mudança que a inovação tecnológica trouxe na educação,
através das mídias, utilizando-as na escola da mesma forma como são utilizadas
no trabalho. Mas para isso devemos provocar uma mudança de currículo e formar
professores para que estejam preparados para isso.
Artigo produzido por Marilúcia C. Pizzi para o Jornal Fato Regional.
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